quarta-feira, 29 de março de 2017

Autodisciplina: Como dominar a si mesmo


Pode-se dizer que somente com autodisciplina é possível alcançar a plenitude de nosso potencial. O ser humano tem capacidades que nós não imaginamos. Somos capazes de mudar nossos hábitos, vencer nossos vícios, superar limitações, aprender técnicas novas. Para isso, no entanto, é preciso aprendermos a dominar a nós mesmos, a ter o controle sobre nosso comportamento, nossos desejos, nossos apetites e nossos impulsos.


Autodisciplina significa ter o controle sobre nós mesmos. Significa sermos capazes de estabelecer regras para nós mesmos e sermos obedientes a essas regras. Autodisciplina exige determinação e força de vontade. Não podemos desenvolver autodisciplina se não temos verdadeiro desejo de fazê-lo, uma vez que o indivíduo autodisciplinado deve entender que ele é o seu próprio mestre.

Estabeleça metas
Decida onde você quer chegar. O que você quer ser, o que quer ter, o que precisa aprender? Após decidir quais são os seus objetivos, estabeleça suas metas. Trace metas de curto e longo prazo. Metas maiores e menores. Cada meta precisa estar associada a um número, precisa ser mensurável. Se você não pode medir suas metas, não será capaz de avaliar se as alcançou ou não no final. Por exemplo, sua meta em vez de ser "Vou ganhar um salário melhor", deve ser "Vou ganhar um salário de R$ 8.000,00". Em seguida, faça um planejamento detalhado de como alcançará suas metas. Planeje, planeje, planeje. No entanto, entenda que nem sempre as coisas sairão exatamente como você planejou. Sempre existem situações imprevistas. No entanto, ainda assim precisamos planejar sempre, a fim de usar o tempo de modo sábio e não o desperdiçar. Após pôr em prática o seu planejamento, é preciso avaliar seu planejamento. O que deu certo? O que deu errado? Por que deu errado? O que precisa ser alterado ou melhorado em seu planejamento? Siga sempre o ciclo PLANEJAMENTO → EXECUÇÃO → AVALIAÇÃO.

Não seja flexível
Para desenvolver autodisciplina, é preciso que você entenda que não pode ser flexível consigo mesmo. A flexibilidade mina a autodisciplina. Obedeça rigorosamente às suas regras. Não dê espaço para a preguiça e a procrastinação e não se permita se aproximar da zona de conforto (veja o artigo sobre a procrastinação). No entanto, é preciso que você respeite seus próprios limites. Se você for excessivamente carrasco consigo mesmo, pode acabar se prejudicando em vez de se desenvolver.

Avalie-se sempre
Sempre faça uma autoavaliação honesta e rigorosa. Avalie se você está sendo fiel às suas regras e o que precisa melhorar. Pergunte sempre a si mesmo: "O que eu preciso mudar em minha vida?" "Em que eu preciso melhorar?" E trace novas metas. Essas metas precisam ser sempre desafiadoras. Sempre acredite que pode fazer melhor, que pode ir mais longe. Acredite que o seu potencial é altíssimo e que você pode realizar grandes coisas.

Tenha tempo para o lazer
Como foi dito anteriormente, é preciso que você respeite os seus limites. Sua vida não pode ser só trabalho e estudo. É preciso que você reserve tempo para se divertir, descansar e relaxar. No entanto, é preciso estabelecer dias e horários específicos para o lazer. Se houver um tempo determinado para o lazer e o descanso, você conseguirá mais provavelmente alcançar os seus outros objetivos.

Quando você se esforça para desenvolver a autodisciplina, com o tempo as regras se tornam naturais para você. Os comportamentos saudáveis e produtivos se tornam um hábito e não será mais difícil fazer coisas como acordar cedo, estudar, limpar a casa, trabalhar etc. O ser humano se desenvolve quando aprende a viver segundo regras e quando estas se tornam parte de sua vida.

Envie perguntas e comentários para brunofdelima@hotmail.com.


Veja o vídeo a seguir sobre autodisciplina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário