terça-feira, 6 de junho de 2017

Boa Política Apenas: Por uma política sem outros adjetivos


'Velha política', 'nova política', 'grande política'... O que é, ou o que deve ser, de fato, a política? Política é uma coisa boa ou ruim? Como é possível atuar politicamente?


Ultimamente o termo política tem surgido no discurso de muitos políticos acompanhado de adjetivos, procurando atualizar o conceito. "Nova política" em oposição a uma "velha política", "grande política" em oposição à "pequena política". O problema maior é que, na prática, essas formas de fazer política não mostra muita novidade. É a mesma velha política, apenas disfarçada de novidade.


Qual o melhor conceito de política?
O que é política? Hoje em dia, um grande número de pessoas tem uma visão negativa acerca de política. Isto porque a política tem sido, há séculos, associada à ideia de autoridade, poder e corrupção. A política se relaciona aos espaços institucionais de poder, e o poder atrai o interesse das pessoas e desperta ganância. A facilidade de se obter vantagens ilícitas por meio do poder institucional atrai os corruptos e muitas vezes corrompe os honestos que não estão tão fortemente ligados a valores éticos e morais. A relação entre política, poder e corrupção é um mal que não aflige apenas o Brasil, mas em diversos países em todos os continentes as pessoas têm a mesma visão negativa e desanimada em relação ao tema.

Mas esta não é a única definição de política. Também não é a melhor. Política é algo que diz respeito e envolve todos os indivíduos. Ninguém pode, ou talvez ninguém deveria ficar alheio às questões políticas. Mas o que é, afinal, a política? Política é tudo que diz respeito à comunidade, à coletividade, tudo que diz respeito à gestão das diferenças de interesses dos indivíduos e grupos. Logo, a política não diz respeito unicamente aos espaços institucionais de poder e aos governos, mas a tudo que interfere na vida da população, aquilo que não é individual, ao que não é isolado. Pensar política é pensar no bem comum.

O que é a boa política?
A boa política é aquela que não perde de vista o seu objetivo maior. O objetivo maior da política é o bem comum, é a garantia dos direitos e liberdades de todos. É possibilitar a existência de um ambiente propício para que todos sejam felizes. Todo fetichismo corrompe a boa política. Quando se tira o foco do bem maior e se buscam outros propósitos, a política perde o sentido. Esse é o grande perigo dos extremismos. Quando se vai para os extremos, seja extrema direita ou extrema esquerda, perde-se a capacidade de diálogo, de autocrítica, de equilíbrio. Esquece-se o bem maior e parte-se para o fanatismo político. O objetivo da política não é o estabelecimento deste ou daquele sistema político, ou a vitória de uma classe sobre outra, mas o bem da coletividade. A sociedade é um organismo que precisa funcionar bem, e para isso precisa que todas as suas partes estejam bem. Essa deve ser a busca constante da ação política.

Quem faz política?
Quem faz política não são apenas políticos. Todos podemos fazer política, de diversas maneiras e em diferentes espaços. Muitas vezes o perigo do profissional da política é justamente que ele se esquece do bem maior e adota como objetivo apenas o seu próprio crescimento na carreira. O político deve ser, acima de tudo, um cidadão com desejo de atuar politicamente.

Nós, cidadãos, precisamos atuar politicamente, na nossa comunidade, na nossa cidade, na escola, no trabalho e em qualquer outro espaço. Não se faz política apenas votando. E se cada cidadão puder compreender o verdadeiro objetivo da política, conforme explicitado aqui, será capaz de atuar de forma mais significativa em qualquer espaço em que estiver inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário